quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ser Homem moderno



Diferente de antigamente onde tudo tinha suas regras ja pré estabelecidas - Homem trabalha e mulher cuida da casa - Hoje com a conquista feminina de igualdade se torna cada vez mais confuso os papeis de Homem e Mulher.
Até a música vem sofrendo influência. Outrora rock se fazia de preto e cara de mal, hoje em dia, chamam esse negócio colorido de rock. 

Eu prefiro Fugir do clássico “arcar com as responsabilidades, controlar as emoções e dar conta do recado”, convenhamos, isso é o mínimo que um ser humano consciente busca fazer.






Eu definitivamente não sei o que é ser homem moderno. Mas, ao mesmo tempo, eu tento descobrir...


Ser Homem hoje em dia é... Ter mais do que dupla personalidade. É preciso ser forte e sensível, ser carinhoso e saber ser rude, despertar o ódio e mesmo assim saber amar. Ser homem é ser o oposto daquilo que muitos pensam.

Ser Homem hoje em dia é... Ter sua maior virtude na generosidade. É oferecer o que se tem de melhor, a todo o momento, sem esperar nada em troca. Apenas segue.

Ser Homem hoje em dia é... Não ter zona de conforto, estar sempre aprendendo algo, no seu limite, sempre com desafios e obstáculos, sendo feliz na busca de, não só quando alcançar, seus objetivos.


Ser homem moderno hoje é... Ser um Cap. Nascimento para a falta de caráter alheia, um Tony Stark para curtir a vida, um Einstein para os problemas, um Obi-Wan Kenobi para os filhos, e um Don Juan com a parceira.


Ser Homem hoje em dia é... Além de ter que lidar com seus próprios problemas, lidar com os problemas da mulher que entra fácilmente em crise e fazê-lo com a satisfação, para ver ela sorrindo.

Ser Homem hoje em dia é... ser seguro, não ter medo de viver a vida, não ter medo de errar, pois tem maturidade suficiente para saber que errar faz parte da vida, admite seus erros de cabeça erguida, engole o orgulho e se desculpa, antes de seguir em frente.

Ser Homem hoje em dia é... Ser otimista, independente do problema que encontre, ao invés de ficar se lamentando, tenta sempre ver o lado bom e aprende com a situação.


Ser homem, é preferir aguentar ficar sozinho até ser digno de uma mulher


Acho que a coisa toda reside na autencidade, na verdade. Pouco importa o que você parece, tem ou sei lá o que, sendo autêntico, o mundo sorri para você, seus amigos te respeitam, você se aceita, as coisas acontecem.
Sendo autentico até aquela guria bacana se sente leve ao seu lado.
É conseguir transitar por todos os mundos, sem deixar com que sua essência seja colocada em segundo plano.



Talvez eu seja muito jovem... mas conheço pessoas mais jovens que já são homens... Talvez esteja meio velho e ainda haja como criança.

Um comentário:

  1. Meu homem reclama que eu não o deixo pagar as contas, que estou sempre preocupada em dividir as despesas e que isso, às vezes, o constrange. Meu homem diz pra eu não reparar na bagunça que ele deixa na casa, pede desculpas porque está tudo uma zona, tanto que mais um pouco nem eu me acharia pelos cômodos. E justifica seus desleixos, distrações e defeitos sempre com aquela frase manjada: “sabe como é, eu sou homem!”.

    Meu homem, um dia, me confessou que não sabia direito seu papel na sociedade, porque desde que as coisas se inverteram e as mulheres viraram bichos independentes, é como se ninguém no mundo fosse capaz de precisar dele.
    O que ele não sabe é que, para mim, ele descobriu o segredo de como ser homem hoje em dia. Faz de seus defeitinhos um charme, e mesmo naquelas pequenas coisinhas que me incomodam transparece uma essência maravilhosa, de alguém que sabe o que quer e não deixa o supérfluo ser mais importante que o resto. Alguém que quer fazer a diferença e quer poder oferecer colo, proteção. Alguém que, mesmo adorando filmes violentos, de vez em quando me acompanha nas películas águas-com-açúcar porque sabe ceder. E que mesmo sabendo que, hoje em dia, a mulherada faz questão de dividir a conta, ainda é imprescindível e insubstituível na hora de matar uma barata ou abrir um vidro de picles.

    Pra mim, ele parece mais forte naquelas raras ocasiões em que se abre sobre suas idéias e sentimentos. E cumpre seu tão desejado papel de macho provedor, aos meus olhos, quando me traz aquele bombom salvador no meio de uma crise braba de TPM, ou quando me ouve choramingar os meus pepinos, e ouve tudo com aquela coragem de um soldado prestes a ir pra guerra. E depois de aguentar meus murmúrios, me manda calar a boca, me pega de jeito e faz com que eu finalmente não me importe com mais nada. Enfim, sendo desta forma ele consegue ser destinatário, da minha parte, de um respeito de pai, um carinho de irmão, uma preocupação de filho, um tesão de amor eterno.

    O que meu homem não sabe é que eu tenho um orgulho dele tão grande, mas tão grande, que até me incha o peito quando eu o chamo de MEU. Ele cumpre seu papel de homem na relação, sendo o chão pra eu sair do ar, sendo o fogo pra minha vida não secar.

    O que, afinal de contas, é ser homem hoje em dia? É, a par de toda a modernidade e a tecnologia, e à revelia de todas as inversões de valores presentes, conseguir ser aquela criatura do cavalo branco, que as mocinhas esperam. Viril, másculo… mas ao mesmo tempo, compreensivo, companheiro, parceiro. Enfim: mesmo diante de todas as lacunas que o mundo moderno trouxe, é ser capaz de ainda completar alguém.”

    ResponderExcluir